DOENÇA DIVERTICULAR
O que é doença diverticular?
A doença diverticular é caracterizada por herniações ou hérnia. Os divertículos de cólon são falsos divertículos, ou seja, têm a parede mais fina que o intestino porquê não contém a muscular, sendo compostos somente por serosa e mucosa.
Onde ocorre a doença diverticular?
O local mais comum onde ocorre a formação de divertículos é o intestino grosso (cólon). Os divertículos do cólon ocorrem quando as camadas internas do intestino se projetam através das camadas musculares externas.
Dieta para pacientes com doença diverticular
Pacientes com divertículos devem manter uma dieta rica em fibras, frutas, verduras, cereais e não precisam restringir grãos ou sementes, pois não causa diverticulite aguda. Uma dieta rica em fibras previne a diverticulite.
Diverticulose x diverticulite
A presença de um ou mais divertículos no cólon é denominada diverticulose. A diverticulose é um quadro clínico que tende a se desenvolver durante a meia-idade.
Se ocorrer a inflamação dos divertículos, o quadro clínico é denominado diverticulite. A diverticulite pode ocorrer com ou sem a presença de infecção de um divertículo.
Doença diverticular x diverticulite
A presença de numerosos divertículos no intestino recebe o nome de diverticulose. A diverticulite ocorre quando os divertículos ficam inflamados ou infectados, podendo apresentar abscesso ou perfuraçcão.
DIVERTICULITE AGUDA
O que é diverticulite aguda?
A diverticulite consiste na inflamação de divertículos, que são formados em qualquer parte do trato digestivo – intestino delgado, esôfago e estômago –, mas que são geralmente encontrados no intestino grosso. Eles são inofensivos até que desencadeiem a doença, porém, em muitos casos, as pessoas têm a enfermidade sem nem ao menos saber disso. Por isso, é importante que a diverticulite aguda seja identificada, para que seja tratada por um coloproctologista na prevenção de maiores complicações, como perfuração ou obstrução intestinal.
Chamamos de diverticulite aguda uma alteração no intestino que se caracteriza por inflamação ou infecção dos divertículos (pequenos sacos ou pregas que se formam nas paredes do intestino) e ocorre principalmente em adultos com mais de 40 anos.
Qual é o fator de risco para diverticulite aguda?
Acontece também, com mais frequência, em pessoas que têm prisão de ventre crônica ou que se alimentam com uma dieta pobre em fibras. A falta dessa substância no organismo faz com que as fezes fiquem desidratadas, o que prejudica sua liberação do intestino, proporcionando a formação de divertículos. Quando o organismo necessita de fibras, a pressão dentro do intestino aumenta, o que facilita a formação de hérnias. Fatores alimentares, portanto, podem favorecer igualmente a causa.
Outra razão que influencia o desenvolvimento da doença é que, com o passar dos anos, a musculatura lisa do cólon começa a perder a elasticidade, constituindo as hérnias ou os divertículos. Além disso, questões genéticas também devem ser consideradas. Por último, a diverticulite é uma inflamação que pode ter como causa uma perfuração induzida por alguma droga ou agressão ao cólon e está sujeita a complicações graves.